top of page
  • luizfsa7

Informações e inteligência socioambiental

A Brigada Aliança trabalha com diferentes fontes de dados sobre o fogo e aplica toda sua expertise para transformar os dados brutos em conhecimento e em resultados efetivos



 A Aliança da Terra tem uma equipe bastante diferenciada que atua no combate, no controle e na prevenção de incêndios florestais. A Brigada Aliança é uma das equipes mais bem-preparadas do Brasil nesse campo, tanto pelos treinamentos e pela capacitação, quanto pelo volume e pela qualidade de informações sobre focos de calor e queimadas. 


A combinação de tecnologia digital, liderança e visão estratégica em campo e a tecnologia social permite que a Brigada Aliança cerque o fogo em diferentes frentes, utilizando a visão do espaço, das telas dos computadores e dos celulares e da experiência de quem vive a rotina da prevenção e do combate ao fogo. E conhece como ninguém esse cenário.


O Sistema de Inteligência Territorial e de Detecção da Brigada Aliança é um exemplo de recurso digital que a Aliança da Terra utiliza para conseguir os alertas precoces de focos de calor. Essa antecipação é primordial para impedir que o fogo aconteça e evitar todos os prejuízos que pode causar.


Esse Sistema está baseado em plataformas de monitoramento que enviam alertas em tempo (quase) real sobre as ocorrências de fogo. O sistema tem como fonte de informações primárias o Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da agência espacial americana Nasa. Essa tecnologia digital funciona de forma complementar a outros dois níveis de informação: monitoramento terrestre e redes apoio.

 


Focos de calor são uma valiosa fonte de informação sobre a presença ou não de fogo em diversos momentos ao longo do dia, entretanto, apesar de indicar a presença, focos de calor não nos permitem inferir sobre a área que foi atingida pelo fogo. Para isso, utilizamos um outro grupo de satélites que nos permitem estimar a área queimada, mesmo após vários dias do registro do fogo.


É por meio desses dados que a Aliança da Terra  realiza análises complexas e estima as cicatrizes do fogo. Essas informações são essenciais na análise do impacto do fogo e no planejamento de estratégias de prevenção.


Uma das razões para que a Brigada Aliança seja tão diferenciada é a sintonia e a troca de informações entre as equipes técnica operacional e técnico-científica. O pessoal de campo é altamente capacitado para ler e interpretar o que ocorre nas áreas que cobrem, e os profissionais que atuam internamente tem o potencial de analisar, interpretar e sugerir ações a partir dos dados que têm em mãos.


Além de tudo isso, a Brigada Aliança também é abastecida pelos alertas das comunidades, de pessoas que vivem exatamente nas áreas em que os brigadistas atuam ou em seu entorno. E as informações que vêm desses grupos também são qualificadas, pois são treinados pelos Guerreiros do Fogo. Essa integração, chamada de tecnologia social, gera e intensifica o engajamento dessas pessoas.


As fontes de informações sobre incêndios florestais são diversas, e de fato contribuem com a prevenção e o combate. O que a Aliança da Terra faz é potencializar o uso desses dados, reunindo o que já está disponível e o que só a Brigada Aliança tem, analisando e interpretando números, coordenadas, comunicados, entre outros fatores, e transformando tudo isso em planejamento e passos estratégicos. É o caso do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF).


Essa agilidade e essa eficiência para lidar com as informações sobre incêndios florestais, que ajudam a definir as prioridades em ações de combate e prevenção, somente acontecem porque a Brigada Aliança tem um trabalho contínuo, multidisciplinar e estratégico, planejado e executado durante o ano todo. As atividades dos Guerreiros do Fogo não se restringem aos períodos de maior incidência de fogo.


Antes da temporada de combates, há toda uma agenda de trabalho que envolve visitas a propriedades rurais e comunidades nas áreas de atuação, conscientização sobre os riscos de incêndio e o comportamento do fogo, preparação das trilhas e demais acessos aos locais onde historicamente há maior incidência de focos de calor e  manutenção de equipamentos. O foco da Brigada Aliança vai muito além do enfrentamento ao fogo, por isso as informações de qualidade são fundamentais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page