top of page

Aliança da Terra acompanha visita do Bezos Earth Fund ao Pará

Foto do escritor: Daiany AndradeDaiany Andrade

Projeto Valorizar para Transformar, gerenciado pela organização com apoio financeiro do fundo, busca impulsionar a pecuária sustentável no estado



Transformar a pecuária do Pará em um modelo mais produtivo e sustentável. Esse é o foco do Projeto Valorizar para Transformar, uma iniciativa realizada pela Aliança da Terra e Produzindo Certo, com financiamento do Bezos Earth Fund.


O projeto tem como objetivo oferecer assistência técnica socioambiental a até 300 fazendas, abrangendo aproximadamente um milhão de hectares de terras privadas no estado. O Pará, que abriga o segundo maior rebanho bovino do Brasil e é um dos estados estratégicos do bioma amazônico, apresenta um grande potencial para a pecuária sustentável.


Até o momento, 50 propriedades já foram cadastradas na Plataforma Produzindo Certo, compreendendo mais de 200 mil hectares com boas práticas agropecuárias. Além disso, 50 técnicos de campo já foram capacitados para atuar no projeto, e diversas reuniões e encontros foram realizados para engajar as lideranças locais.


Visita do Bezos Earth Fund  


Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, representantes do Bezos Earth Fund estiveram no Pará para conhecer de perto os projetos que financiam na região. Nos últimos dois anos, o fundo concedeu uma série de subsídios para apoiar soluções voltadas à conservação da natureza e do clima na Amazônia brasileira. A visita foi uma oportunidade para reunir os beneficiários, revisar os avanços, fortalecer sinergias e planejar ações futuras.


Durante três dias de intensa programação, a Aliança da Terra e a Produzindo Certo apresentaram os resultados do Valorizar para Transformar e participaram de debates estratégicos com outras instituições, como The Nature Conservancy (TNC), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).


“A semana foi muito produtiva. Estivemos reunidos com a equipe do Bezos Earth Fund e outras instituições que atuam no Pará para discutir temas essenciais. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar os resultados já alcançados pelo projeto”, destacou Caroline Nóbrega, diretora-geral da Aliança da Terra.


A visita também contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, que apresentou o Programa Pecuária Sustentável, iniciativa do governo estadual que prevê a identificação individual e a rastreabilidade do gado paraense até dezembro de 2026.


Rastreabilidade e mercado de carbono



Um dos temas centrais da visita foi a rastreabilidade do gado e os mercados de carbono. Segundo Carolina Barretto, Head de Pecuária da Produzindo Certo, os debates giraram em torno dos desafios e oportunidades nessas áreas.


“O workshop organizado pelo Bezos Earth Fund reuniu todos os projetos de pecuária financiados pelo fundo para identificar pontos em comum e soluções conjuntas. A rastreabilidade foi um dos temas mais relevantes, especialmente pelo interesse demonstrado pelo Governo do Estado”, explicou Carolina.


Ela também destacou a importância de engajar os produtores e alinhar melhor as iniciativas. “Todos compartilharam essa preocupação e a necessidade de construirmos estratégias mais eficazes para ampliar a adesão dos pecuaristas aos programas de sustentabilidade”, concluiu.


O desafio das queimadas


O Pará registrou o maior número de queimadas do Brasil em 2024, segundo dados do MapBiomas. O estudo aponta que, até dezembro, o estado acumulava a maior área queimada do país, evidenciando um grande desafio ambiental e econômico. Além dos impactos na biodiversidade e no clima, os incêndios florestais preocupam produtores rurais e comunidades locais.


A diretora-geral da Aliança da Terra, Caroline Nóbrega, alertou sobre os prejuízos causados pelas queimadas. “O Pará teve a triste marca de ser o campeão em área queimada no ano passado. Isso é extremamente prejudicial para um estado que busca gerar créditos de carbono. Cada incêndio reduz drasticamente esse potencial”, destacou.


Ela reforçou a necessidade de colaboração entre diferentes setores para combater o problema. “Precisamos envolver todos os atores que dependem da floresta para sua subsistência e economia local. Essa é uma luta coletiva, e só com a participação de todos conseguiremos avançar”, completou.


Um futuro mais sustentável para a pecuária no Pará


A visita do Bezos Earth Fund reforçou a importância do trabalho que vem sendo realizado para tornar a pecuária paraense mais sustentável. Com iniciativas como o Valorizar para Transformar, a expectativa é que mais fazendas adotem práticas de baixo impacto ambiental, contribuindo para a conservação da Amazônia e reduzindo a necessidade de novas áreas desmatadas.


Com o apoio de instituições comprometidas e o engajamento dos produtores, o Pará pode consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável, fortalecendo sua pecuária sem comprometer os recursos naturais. A Aliança da Terra segue na linha de frente desse processo, promovendo a gestão eficiente do fogo e incentivando boas práticas agropecuárias como regra, e não exceção.

Comentários


bottom of page